quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Oficina de Memória - Saúde Idosos e Adultos



Aconteceu hoje na sala Centro de Convivência de Idosos uma oficina de memória onde abordamos diversos momentos em que requisitamos da nossa memória no nosso dia a dia.

A memória focaliza coisas específicas, requer grande quantidade de energia mental e deteriora-se com a idade. É um processo que conecta pedaços de memória e conhecimentos a fim de gerar novas ideias, ajudando a tomar decisões diárias. 



Memória declarativa. É a capacidade de verbalizar um fato. Classifica-se por sua vez em: Memória imediata. É a memória que dura de frações a poucos segundos. Um exemplo é a capacidade de repetir imediatamente um número de telefone que é dito. Estes fatos são após um tempo completamente esquecidos, não deixando "traços". Memória de curto prazo. É a memória com duração de alguns segundos ou minutos. Neste caso existe a formação de traços de memória. O período para a formação destes traços chama - se "Período de consolidação. Um exemplo desta memória é a capacidade de lembrar eventos recentes que aconteceram nos últimos minutos. Memória de longo prazo. É a memória com duração de dias, meses e anos. Um exemplo são as memórias do nome e idade de alguém quando se reencontra essa pessoa alguns dias depois. Como engloba um tempo muito grande pode ser diferenciada em alguns textos como memória de longuíssimo prazo quando envolve memória de muitos anos atrás. Memória de procedimentos. É a capacidade de reter e processar informações que não podem ser verbalizadas, como tocar um instrumento ou andar de bicicleta. Ela é mais estável, mais difícil de ser perdida.

Atividades desenvolvidas: telefone sem fio falando seu nome ao colega do lado (não podendo ser em voz alta), ao final do circulo da roda, todos deveriam resgatar e falar o nome do seu colega ao lado;Momentos de resgates de alguns trocadilhos;  Foi realizado um jogo de memória com os cartões de visitas de lugares, pessoas, imagens esportivas, religiosas, artistas e etc onde em uma mesa foram divididas em grupos de 4 a 5 pessoas e tinham que o grupo ajudar a descobrir onde estava a sua dupla de cartões iguais; para mudar de atividades foram combinadas devido ao mês de aniversário, aproximação de idades, e formam-se outra roda e realizamos a atividade de resgate e conhecer o próximo, onde cada um falava seu nome, idade, quantos anos já mora no bairro, o que faz da vida e repassando para os colegas do lado.

Participação da Oficial de Farmácia Fátima Martins e Cirurgiã Dentista Taiane Anelhe.


Logo em seguida para ajudar no momento de resgatar a memória fizemos uma prática corporal de Dança Aeróbica e AeroBoxe com os participantes presentes com duração de 45 minutos. 


AeroBoxe
Com participação da Técnica de Enfermagem Carla Luiza e Auxiliar de Ultrassonografia Denise entraram na Dança juntos com as usuárias do Programa Academia Carioca.

Para finalizar e tranquilizar a mente resgate a memória "Arvore da Vida" e Yoga





Marcada outro encontro para Março na segunda semana e a Oficina outra data também a confirmar em março.















segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Oficina Saúde do Idoso - Cidadania e Direitos humanos




Hoje na Clínica da Família Padre José de Azevedo Tiúba aconteceu uma oficina Saúde do Idoso em prol de orientação sobre os direitos humanos e cidadania pelo Estatuto do Idoso junto a Assistente Social do NASF Karin Branco e os usuários da CFPJAT e do Programa Academia Carioca.






Abordamos o Estatuto do Idoso onde direitos sociais e benefícios, gratuidade, nas atividades culturais, artísticas e de esporte e lazer; na saúde, no atendimento aos órgãos públicos; prevenção de quedas; RioCard Especial e RioCard Idoso.











O idoso tem direito a acompanhante quando internado ou em observação nas Unidades de Saúde segundo critério médico. Caso não seja possível, o profissional de Saúde deverá justificar por escrito. Devem receber gratuitamente medicamentos, órteses e próteses.

 Algumas orientações de como prevenir as quedas:

coloque corrimão e material antiderrapante em todos os cômodos da casa, inclusive nas escadas e rampas; mantenha os locais por onde o idoso circula iluminado principalmente a noite; evite tapetes soltos, objetos espalhados pelo chão; no banheiro utilize barra de apoio próximo ao vaso sanitário, se necessário tome banho sentado;








Só pratique atividade física com orientação médica e com profissional capacitado para tal;
Não use medicamentos sem orientação médica;
Comunique sempre ao seu médico qualquer episódio de queda; verifique a data de validade da receita de medicamentos e comunique ao seu agente comunitário; 





 RioCard Especial X RioCard Idoso
onde RioCardEspecial necessita do número do CADUNICO que se faz no CRAS e juntos aos laudos médicos para a Unidade de Saúde registrar no sistema e nesses laudos terão que estar a Unidade de acompanhamento e quantas vezes terão que ir na Unidade e o tempo de acompanhamento. 






Já RioCard Idoso - ir ao CRAS com documento com foto e comprovante de residência no nome próprio a partir de 65 anos de idade para usar nos meios de transportes intermunicipais e municipais.





Dra Viviane Jacob orientando os pacientes sobre o RioCard Especial e da importância de juntas os documentos e o número do CADÚNICO que faz no CRAS.


Os usuários tiraram as suas dúvidas e levaram o livro Saúde do Idoso para um envelhecimento saudável, foram orientados sobre a importância do canal do INSS, Disque Denúncia a Violência do Idoso e da importância de reivindicarem seus direitos e ficarem atentos as informações do dia a dia.

Bye

Ágata Reis

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Gardênia Contra a Dengue


Ação em Promoção da Saúde realizada no dia 29/01/2015 em prol do DIA "D" que pelo Combate a Dengue e Chikungunya aos arredores das ruas do Gardênia. Fomos a Rua com expressão vocal cantando 1..2..3 Gardênia contra a Dengue;




 Apresentando e distribuindo Folders com dicas de foco de Dengue e como prevenir nas Instituições e Comércios nos locais de abrangência da Unidade de Saúde. Os usuários do Programa Academia Carioca vestiram a camisa e fomos a rua em um trajeto de 45 minutos com a participação de 51 pessoas, incluindo Administrativo da Unidade, Agente Comunitário e Profissional de Educação Física.






A ação começou dentro do Circuito de Aparelhagem do Programa Academia Carioca,se proliferou nos corredores (sala de espera) da Unidade e fomos para as ruas onde abrangemos as 5 Equipes da nossa Unidade de Saúde. 














Ao retornar e distribuir os folders nos comércios e Instituições participamos cantando nos corredores da Clínica com os usuários presentes aguardando as suas consultas e procedimentos, participamos também do Grupo de Hipertensão e Diabetes da Equipe Rubia onde também estavam usuários em orientação, avaliação e verificação de PA, passamos pelo grupo cantando e orientando sobre as dicas de foco de Dengue e como devemos vigiar nossas casas para sensibilizar a população.

Usuários do Programa Academia Carioca e ação Intersetorial extra muro
Entrega dos Folders as Instituições e Comércios Locais


Comerciante local








Participação Ativa do Agente Comunitário
Folder no Hortifrutti
Ação na Rua no Multimarket










Grupo de HiperDia Equipe Rubia

Mapa Gardênia Contra a Dengue


Dicas: Verificar a Caixa de Água, vedar; limpar a calha de agua com as folhas que ficam presas e entopem; pneus acionar comlurb; garrafas deixar com a boca virada para baixo; prato de plantas tirar a agua e colocar pouco de areia; acionar o Vigilante de Saúde para caso tenha foco de Dengue em locais abandonados ou local de foco de Dengue que não tenha sido notificado. Comunicar a população de forma geral para a sensibilização de prevenção da Dengue e Chikungunya!!!!


by

Ágata Reis 
Programa Academia Carioca
Profissional de Educação Física na Saúde - NASF




quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

“Hanseníase: quanto antes você descobrir, mais cedo vai se curar”

PROGRAMA ACADEMIA CARIOCA TAMBÉM SENSIBILIZA E ORIENTA SEUS (SUAS) USUÁRIOS(AS) SOBRE A HANSENÍASE

Hoje no Circuito de Aparelhagem e atividade física do Programa Academia Carioca foi realizada ação em promoção da saúde orientando a saúde da população sobre Hanseníase.

A Enfermeira Julieta (Eq. Lagoas) foi até o circuito  explicar o que é Hanseníase e como faz o tratamento, pois Hanseníase tem Cura!!!

    A hanseníase, também conhecida como lepra, é uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada Mycobacterium leprae. Foi descoberta em 1873 por um cientista chamado Hansen, o nome dado a ela é em homenagem ao seu descobridor. Entretanto, esta é uma das doenças mais antigas já registradas na literatura, com casos na China, Egito e Índia, antes de Cristo.
Enf. Julieta
     A doença é curável, mas se não tratada pode ser preocupante. Hoje, em todo o mundo, o tratamento é oferecido gratuitamente, e há várias campanhas para a erradicação na doença. Os países com maiores incidência são os menos desenvolvidos ou com condições precárias de higiene e superpopulação. Em 2011, o Ministério da Saúde registrou no Brasil mais de 33 mil casos da doença.

      A hanseníase acomete primeiro a pele e os nervos periféricos, e pode atingir também os olhos e os tecidos do interior do nariz. O primeiro e principal sintoma são o aparecimento de manchas de cor parda, ou eritematosas, que são pouco visíveis e com limites imprecisos.

     Nas áreas afetadas pela hanseníase, o paciente apresenta perda de sensibilidade térmica, perda de pelos e ausência de transpiração. Quando lesiona o nervo da região em que se manifestou a doença, causa dormência e perda de tônus muscular na área.

Podem aparecer caroços e/ou inchaços nas partes mais frias do corpo, como orelhas, mãos e cotovelos; e pode haver alteração na musculatura esquelética causando deformidades nos membros.


     Além disso, são identificadas quatro formas clínicas da doença:


Hanseníase indeterminada: Estágio inicial da doença e muito comum em crianças. Quando começa nesse estágio, apenas 25% dos casos evoluem para outras formas.


Hanseníase Tuberculóide: Forma mais leve da doença. A pessoa tem apenas uma ou poucas manchas pálidas na pele. Ocorre quando a patologia é paucibacilar (com poucos bacilos), ou seja, não contagiosa. Alterações nos nervos próximos à lesão, podem causar dor, fraqueza e atrofia muscular.






Hanseníase Borderline: Forma intermediária da doença. Há mais manchas na pele e cobrindo áreas mais extensas, em alguns casos é difícil precisar onde começa e onde termina.


Hanseníase Virchowiana: Forma grave da doença, multibacilar, com muitos bacilos, e contagiosa. Os inchaços são generalizados e há erupções cutâneas, dormência e fraqueza muscular. Nariz, rins e órgãos reprodutivos masculinos também podem ser afetados.

 
"A taxa de prevalência da doença caiu 68% nos últimos 10 anos. Para ampliar ainda mais esse percentual, o Ministério da Saúde lança campanha para conscientização sobre a doença"
site: http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/cidadao/principal/agencia-saude/16302-ministerio-da-saude-alerta-para-diagnostico-precoce-de-hanseniase



Usuários Programa Academia Carioca e Tec Enf. Carla Luiza
A profissional de saúde Técnica de Enfermagem Carla Luiza também realizou essa ação relatando sobre a transmissão do M. leprae se dá através de contato íntimo e contínuo com o doente não tratado. Apesar de ser uma doença da pele, é transmitida através de gotículas que saem do nariz, ou através da saliva do paciente. Não há transmissão pelo contato com a pele do paciente.



Tec Enf Carla Luiza orientando usuários
Afeta primordialmente a pele, mas pode afetar também os olhos, os nervos periféricos e, eventualmente, outros órgãos. Ao penetrar no organismo, a bactéria inicia uma luta com o sistema imunológico do paciente. O período de incubação é prolongado, e pode variar de seis meses a seis anos.

    


Hanseníase, tem cura!!
 O Tratamento é gratuito e fornecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Antibióticos são usados para tratar as infecções, mas o tratamento completo é em longo prazo. Nas formas mais brandas (paucibacilar) demora em torno de seis meses, já nas formas mais graves (multibacilar) o tempo é de um ano ou mais.

     
      Há alguns medicamentos específicos e combinações que são prescritas pelo médico. Alguns não podem ser tomados por grávidas, por isso avise o médico em caso de gravidez.

É fundamental seguir o tratamento, pois é eficaz e permite a cura da doença, caso não seja interrompido. A primeira dose do medicamento já garante que a hanseníase não será transmitida.


Hanseníase tem Cura!!!
A melhor forma de prevenir a doença é mantendo o sistema imunológico eficiente. Ter boa alimentação, praticar atividade física, manter condições aceitáveis de higiene também ajudam a manter a doença longe, pois, caso haja contato com a bactéria, logo o organismo irá combatê-la.

      
     
Orientações sobre Hanseníase
Outra dica importante é convencer os familiares e pessoas próximas a um doente a procurarem uma Unidade Básica de Saúde para avaliação, quando for diagnosticado um caso de hanseníase na família. Dessa forma, a doença não será transmitida nem pela família nem pelos parentes próximos e amigos.








     PROCURE UM POSTO DE SAÚDE CASO PERCEBA ALGUNS SINTOMAS!!!