quinta-feira, 23 de agosto de 2012

POSTURAS CORRETAS

A ser realizado na Clínica Família Padre José de Azevedo Tiúba, no dia 30/08 (quinta-feira), as 14hs na sala Centro de Convivência do Idoso, palestra sobre postura correta.

De antemão coloco uma foto sobre algumas posturas corretas a serem abordadas pelos nossos alunos e alunas e que devemos priorizar para não afetarmos nossa Coluna.


sábado, 18 de agosto de 2012

Como aproveitar bem frutas, verduras e legumes Veja dicas de experts da cozinha para comprar, conservar e preparar vegetais

Vegetais: desejo de comer saudável por vezes esbarra na falta de conhecimento sobre como conservá-los e prepará-los
Aí vai um segredinho. O que deveria ser uma visão bela e inspiradora – uma cozinha cheia de produtos de época fresquinhos – às vezes intimida e gera ansiedade em muita gente. As pilhas de tubérculos e folhas podem arrasar qualquer pessoa que vê os pimentões multicoloridos começando a desenvolver manchas e a alface murchando. É uma corrida contra o tempo.
“Muita gente se sente meio sem saber o que fazer na cozinha e quando se depara com muitos produtos frescos, entra em pânico”, diz Ronna Welsh, uma chef do Brooklyn, em Nova York (EUA), que dá aulas, entre outros tópicos, de “gerenciamento de legumes e verduras”.

Há quem tire de letra o preparo de um frango assado inteiro ou a decoração de um bolo de três camadas, mas acaba se atrapalhando (e até errando) um simples prato de brócolis refogado.
Para ajudar os alunos a encarar legumes e verduras de uma maneira menos sinistra, Ronna começou a usar de um pouco de psicologia quando percebeu que cozinheiros menos experientes têm um senso muito forte de responsabilidade com os produtos frescos ‒ e se sentem culpados quando não tiram o máximo de suas qualidades.


 Diante de tamanha ansiedade, o que fazer? Em sua escola, a Purple Kale Kitchenworks, Ronna aconselha os alunos a preparar os legumes e verduras no dia em que são comprados, descascando tudo e assando separadamente com azeite e sal.

“Se você misturar tudo, pode ter um excelente acompanhamento naquele dia, mas no dia seguinte já não estará tão gostoso e, no terceiro, vai querer jogar fora.”
Tente fazer as compras em etapas ou passe na feira no dia em que souber que terá algumas horas livres. Chegue em casa, ligue o forno e asse tudo o que puder de uma vez.
Com isso, a geladeira vai ficar cheia de ingredientes versáteis que podem ser transformados em outros pratos: molhos para massa, coberturas de pizza e saladas caprichadas, só para mencionar alguns. Crus, provavelmente eles vão apodrecer sem uso. Cozidos, são ferramentas práticas para ajudar no dia a dia.

 Vegetais assados: um pouco de sal e azeite e você tem opções saudáveis para consumo imediato


Antes de comprar
Se não for possível preparar tudo com antecedência, Ronna dá alguns conselhos de ouro para ler antes de começar a entulhar a geladeira:
  • Retire os pedaços de plástico ou elástico que prendem os maços (quanto mais apertado o nó, mais rapidamente a verdura vai estragar)
  • Tire as folhas de cenouras e beterrabas, mas deixe uns 2,5 cm do talo para evitar que ressequem
  • Não guarde nenhum legume ou verdura em sacos plásticos a vácuo (ao contrário, faça pequenos buracos nos sacos, se necessário, para permitir a circulação de ar)
  • As folhas devem ser bem lavadas antes de armazenadas. Uma dica: encha uma bacia, coloque as verduras e deixe a sujeira acumular no fundo
  • Ervas e frutas delicadas como morango e o manjericão (inclua nesta lista todos os cogumelos) só devem ser lavados antes do uso, pois a água acelera sua deterioração
  • Legumes e verduras não devem ser guardados no mesmo lugar em que as frutas porque o etileno emitido pela fruta madura pode afetá-los
  • Algumas frutas com caroço como, manga e abacate (a cereja não), e outras como melão, pera e maçã seguem amadurecendo se deixadas na bancada. Tenha isso em mente ao pensar no quanto precisa comprar
  • Frutas como a uva, os cítricos e as frutinhas do bosque deterioram mais rapidamente
  • A banana não só amadurece mais rápido, como sua presença estimula a maturação das frutas à sua volta, por isso fique de olho na fruteira

Aprendendo a preparar
Um grupo vem usando sua dedicação e criatividade para tornar as receitas de legumes e verduras mais acessíveis: os autores de uma nova leva de livros de receitas infantis. Práticos, eles tratam os produtos frescos como gostosuras de sabor próprio e não algo que tem que ser compensado com um brownie ou disfarçado de coelhinho ou elefante.

Todo cozinheiro amador deveria ouvir o conselho sábio que Katie Workman, autora do livro de receitas “The Mom 100 Cookbook”, dá no começo do capítulo de legumes e verduras. Então aí vai: “Seus filhos não vão poder comer cenoura crua para o resto da vida”. Para ela, o uso moderado de gordura (bacon, manteiga, queijo, óleo) os torna muito mais gostosos, e ela tem razão.
Eles precisam de muito mais que um simples suquinho de limão por cima para ter o gosto realçado. Além disso, não há graça em vê-los apenas como fontes de nutrientes de baixa caloria, defende a autora.
Sua técnica básica é refogar uma cebola com um pouquinho de manteiga, acrescentar os legumes, tampar e deixá-los cozinhar no próprio vapor. E embora a maioria saiba que não se deve cozinhá-los em excesso, “as pessoas se esquecem de que o processo de cozimento continua, da mesma forma que ocorre com a carne”, ela explica. Em outras palavras, retire a panela do fogo antes de alcançar o ponto de cozimento desejado.


O cozimento em água fervente e/ou no vapor são os métodos mais utilizados pelos cozinheiros norte-americanos, mas também os que mais roubam o sabor dos legumes e verduras ‒ pelo menos segundo Michael Natkin, autor do novo livro “Herbivoracious” e blog correspondente que documenta a vida desse vegetariano ambicioso e pai de dois filhos de Seattle. Para evitar uma gororoba aguada, ele mantém uma lista de verbos na tela do computador (refogar, fritar, grelhar, guisar) como lembrete.
Foi assim que acabou refogando cogumelos shiitake numa frigideira, em fogo alto, em vez de usá-los crus na salada ou colocá-los numa sopa.
“Descobri como deixá-los crespinhos e crocantes”, conta ele, orgulhoso, acrescentando que quase 30 anos de vegetarianismo o treinaram para brincar com os mais diversos sabores e texturas.
Cortando certo
Natkin também gosta muito de fazer “saladas de fita” nesta época do ano, com abobrinha, abóbora, beterraba, pêssego e melão, acrescentando nozes e queijos para torná-las mais substanciosas.
“Não é preciso saber mexer com as facas, basta comprar um cortador de legumes baratinho”, ele garante.
Mexer com a faca, é claro, é onde o preparo dos legumes e verduras emperra. Em muitos casos, a pessoa não os consome não porque não gosta do sabor, mas sim por causa do tempo que leva para descascar e cortar tudo. Como as proteínas continuam sendo a estrela do cardápio, muito pouca gente tem energia de sobra para cuidar dos acompanhamentos verdes.
Leia também: 3 razões para consumir produtos locais
Nas feiras e supermercados também é possível encontrar embalagens práticas ‒ mas a verdade é que preparar legumes e verduras já não é mais só saber assar batatas e cozinhar vagem. Agora a moda é utilizar ingredientes exóticos e pouco conhecidos.
A “ignorância vegetal”, assim como a ansiedade, são maiores entre os jovens cozinheiros amadores que, apesar de terem crescido vendo programas de culinária na TV, só conseguem descongelar pizza no micro-ondas.
“Entre as pessoas da minha idade, os vegetais são um verdadeiro enigma”, diz Harry Rosenblum, de 35 anos, dono da Brooklyn Kitchen em Williamsburg.
“No nosso grupo demográfico [o bairro está cheio de jovens entre vinte e trinta anos], tem gente que adora comer bem e ir a restaurantes interessantes, mas mal sabe picar uma cebola, quanto mais amolar uma faca”, conta Rosenblum.
“Se pararmos para pensar, a cebola é uma esfera e tem camadas. Não é fácil transformá-la em pedacinhos se ninguém nunca ensinou como se faz isso.”
* Por Julia Moskin
http://saude.ig.com.br/alimentacao-bemestar/2012-08-12/como-aproveitar-bem-frutas-verduras-e-legumes.html

 

Dia da gestante: tudo o que você precisa saber sobre os nove meses Em dez passos, entenda desde as mudanças em seu corpo até como preparar o enxoval e fazer as fotos do bebê recém-nascido


DIA DA GESTANTE!!!

10 DICAS:

1. Acompanhe as mudanças em seu corpo e no seu bebê no Gravidez Semana a Semana .
2. Entenda alguns sintomas pouco comuns da gestação e  efeitos da gravidez  que são normais.
3. Grávida pode pintar o cabelo? E viajar de avião? Conheça as respostas no Especial Dúvidas da Gestação .
4. Durante a gravidez, o centro de gravidade do seu corpo é alterado. Conheça cinco posturas para evitar a dor nas costas .
5. Cuide de você nos nove meses: veja como manter a beleza dos seios durante e depois da gravidez .
6. Já escolheu o nome? Veja mais de 1000 ideias, com significado e origem, no Guia de Nomes para Bebês
7. Prepare a mala de maternidade e o enxoval do bebê com listas detalhadas e em versão para impressão.
8. Escolha a lembrancinha da maternidade e faça o cálculo correto da quantidade.
9. Tem uma amiga grávida? Leia oito regras de etiqueta para visitar o recém-nascido . Se a gestante é você, mande para os amigos!
10. Planeje o ensaio fotográfico do bebê com as dicas de profissionais.

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Alongamentos par Gestantes - 09/08/2012

A ser realizada na Clínica Família Padre José de Azevedo Tiúba, amanhã dia 09/08/2012 Palestra sobre Amamentação e junto da Promoção da Saúde CAP 4.0 a Fábula da Mãe Leoa. Falaremos sobre Amamentação, Saúde Bucal e Alongamentos para gestantes.

Exercícios para gestante Os exercícios para a mulher grávida podem ser iniciados desde o 1º trimestre gestacional, com exercícios respiratórios, relaxamento e orientação postural.

A partir do 2º trimestre inicia-se então a ginástica propriamente dita, com exercícios de alongamento, fortalecimento, posturas tanto estática quanto a mudanças de decúbito, exercícios respiratórios que irão ajudá-las na preparação do parto.

São os seguintes exercícios de base mais importantes para a gestante:

1) Exercícios para o metabolismo: tem por finalidade de estimular a irrigação sangüínea e do metabolismo, efetuados com movimentos isotônicos e de grande amplitude (das mãos, antebraços, pés e das pernas), chamados exercícios de elasticidade.

2) Exercícios de flexibilidade: para relaxar os músculos das costas, abdômen e do assoalho pélvico, praticados por pequenos movimentos de extensão, flexão e rotação do tronco, em várias posições.

3) Exercícios para o abdômen e assoalho pélvico: para favorecer sua capacidade de contração e relaxamento (a alternância isométrica da tensão e do relaxamento) para que possa auxiliar durante os períodos de dilatação e expulsão.

4) Natação e hidroginástica: os exercícios dentro d’água proporcionarão alongamento da musculatura das pernas, assoalho pélvico e panturrilha.
5) Exercícios respiratórios: assim como os exercícios de alongamento e fortalecimento são importantes, os exercícios respiratórios têm fundamental importância para a gestante, pois acalma durante o período de dilatação. O trabalho vigoroso dos músculos abdominais durante o período de expulsão requerem não somente condições psíquicas, mas igualmente físicas. Tipos de respiração: respiração torácica, respiração diafragmática, apnéia, hiperventilação — contra indicada.
Exercícios físicos que a gestante poderá fazer
Movimente-se. A gravidez, o parto e o aleitamento exigirão muito de seu corpo, por isso quanto melhor for o seu estado físico, melhor será a sua gestação e o parto.

exercicio
Quando você sentar, parar e caminhar. Faça-o corretamente com a coluna sempre reta, evitando dores provocadas pela má postura.

Quando precisar pegar objetos no chão, mexer em gavetas próximas ao chão agache-se (de cócoras) ou encoste os dois joelhos no chão, sempre com a coluna reta.
Com exercícios, você poderá recuperar sua forma normal mais rápido depois do parto.
Consulte seu médico ou a equipe do pré-natal sobre os exercícios que pretende fazer, antes de começá-los. Com a autorização médica você poderá seguir estas sugestões:

a)nunca faça um movimento que lhe produza dor, isto significa que o movimento está errado.

b)se você não fazia exercícios antes da gravidez, não deve iniciá-los agora. Procure caminhar, pelo menos 20 minutos por dia, sempre que possível, não se esquecendo de manter a coluna reta.

c)há exercícios que podem ser feitos com você sentada de uma cadeira e que melhoram a circulação e aliviam a tensão nervosa:

• cabeça e pescoço: encoste o queixo no seu peito e gire a cabeça lentamente para o lado esquerdo, leve a cabeça para trás, descendo pelo lado direito, retornando o queixo ao peito. Faça então o giro para o lado direito repetindo o mesmo movimento.
• ombros: faça círculos com os ombros para trás, para aliviar a tensão.
• tornozelos: levante um pouco os pés, separe os calcanhares, gire os pés num círculo onde os dedões se toquem e depois se separem. Faça depois um círculo na direção contrária, com os dedões voltados para baixo e os demais dedos virados para cima.
• Pés: estique as pontas dos pés e faça grandes círculos no ar, movendo somente os tornozelos.

d) exercício que você poderá fazer sentada no chão.

e) costas: para melhorar a flexibilidade das costas, sente-se no chão com as pernas cruzadas e as costas apoiadas contra a parede, Alongue (estique) a coluna.

Ao dormir:
Procurar deitar-se ao lado esquerdo, se for confortável para você.

Ao Levantar da cama:• apóie o braço esquerdo no colchão, com o braço direito à frente, apóie a palma da mão no colchão e utilize os dois braços para empurrar-se para cima, sempre na lateral;
• gire lentamente o corpo e sente-se na cama com os pés sobre o colchão;
• aproxime-se, ainda sentada, da lateral da cama e abaixe lentamente as pernas até tocas o chão com firmeza;
• coloque um pé para trás do outro, apóie as mãos nas coxas (perto dos joelhos) e empurre fazendo pressão sobre as pernas. Mantenha o pescoço para frente e as costas reta, empurrem desde os pés e levante-se.

Ao levantar-se de uma cadeira: Seguir o indicado no último item anterior.

Para erguer uma criança pequena:
Coloque os pés um ao lado do outro, dobre os joelhos, abaixe-se e depois levante-se com as costas retas.

Ao carregar seu filho:
Mantenha o corpo reto, não se curve e troque a criança de um braço para outro.
Evite:
Levantar peso e esforços desnecessários, mas se precisar fazê-lo, sente-se agachada (de cócoras) mantendo as costas retas. Inspire profundamente, contando até 3 e levante o objeto ao chegar ao número 4.
Solte a respiração enquanto ergue o peso. Segure o objeto próximo ao seu corpo enquanto levanta.
Quando carregar pacotes entre os braços, evite mover-se de um lado para outro e distribua o peso por igual.
Evite abaixar os objetos pesados de locais altos. Suas costas se curvarão e você poderá perder o equilíbrio.
Normas e procedimentos dos exercícios na gravidez
1) Movimentos e atividades aos trancos, saltos devem ser evitados.
2) Sessões de exercícios regulares — pelo menos 3 vezes por semana - são mais seguros.
3) Cuidadoso aquecimento no início da atividade e relaxamento no final.
4) A FC materna não deve exceder 140 BPm e não deve continuar por mais de 15 minutos.
5) Deve-se ingerir líquido antes, durante e depois dos exercícios físicos.
6) A grávida sedentária deve iniciar a atividade física com exercícios de baixa intensidade como: caminhada, natação, bicicleta estacionária ou ioga, e ir aumentando gradualmente.
7) O exercício deve ser adequado às limitações da gravidez.
Exercícios respiratórios para amenizar as dores do parto
No pré-parto fazer respiração diafragmática. No parto propriamente dito fazer respiração torácica — apnéia. Descer o ar para o diafragma contar até 10 e soltar o ar. Isso ajudará na expulsão do feto. Fazer força, empurrar elevando o tronco com apnéia, respirar no final para descansar.
*Apnéia — prender a respiração.

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Palestra sobre Medicamentos Dra Solange e Farmacêutico Michel, e Atividade Física

Foi realizada na última sexta-feira, dia 27/07 palestra sobre uso de medicamentos corretos, falamos sobre como preservar esses medicamentos, como tomar e o uso da compra no lugar correto da farmácia popular e como não se auto medicar. Entrar em contato sempre com o sua agente de saúde e seu médico em caso de reações ao medicamentos e alteração de pressão arterial. E como a sua importância na prática de atividade física regular melhora toda parte fisiológica do ser humano.







Palestra Saúde Bucal - Dra Renata

Palestra sobre Canal, cuidados saúde bucal e atenção primária.