segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Oficina Saúde do Idoso - Cidadania e Direitos humanos




Hoje na Clínica da Família Padre José de Azevedo Tiúba aconteceu uma oficina Saúde do Idoso em prol de orientação sobre os direitos humanos e cidadania pelo Estatuto do Idoso junto a Assistente Social do NASF Karin Branco e os usuários da CFPJAT e do Programa Academia Carioca.






Abordamos o Estatuto do Idoso onde direitos sociais e benefícios, gratuidade, nas atividades culturais, artísticas e de esporte e lazer; na saúde, no atendimento aos órgãos públicos; prevenção de quedas; RioCard Especial e RioCard Idoso.











O idoso tem direito a acompanhante quando internado ou em observação nas Unidades de Saúde segundo critério médico. Caso não seja possível, o profissional de Saúde deverá justificar por escrito. Devem receber gratuitamente medicamentos, órteses e próteses.

 Algumas orientações de como prevenir as quedas:

coloque corrimão e material antiderrapante em todos os cômodos da casa, inclusive nas escadas e rampas; mantenha os locais por onde o idoso circula iluminado principalmente a noite; evite tapetes soltos, objetos espalhados pelo chão; no banheiro utilize barra de apoio próximo ao vaso sanitário, se necessário tome banho sentado;








Só pratique atividade física com orientação médica e com profissional capacitado para tal;
Não use medicamentos sem orientação médica;
Comunique sempre ao seu médico qualquer episódio de queda; verifique a data de validade da receita de medicamentos e comunique ao seu agente comunitário; 





 RioCard Especial X RioCard Idoso
onde RioCardEspecial necessita do número do CADUNICO que se faz no CRAS e juntos aos laudos médicos para a Unidade de Saúde registrar no sistema e nesses laudos terão que estar a Unidade de acompanhamento e quantas vezes terão que ir na Unidade e o tempo de acompanhamento. 






Já RioCard Idoso - ir ao CRAS com documento com foto e comprovante de residência no nome próprio a partir de 65 anos de idade para usar nos meios de transportes intermunicipais e municipais.





Dra Viviane Jacob orientando os pacientes sobre o RioCard Especial e da importância de juntas os documentos e o número do CADÚNICO que faz no CRAS.


Os usuários tiraram as suas dúvidas e levaram o livro Saúde do Idoso para um envelhecimento saudável, foram orientados sobre a importância do canal do INSS, Disque Denúncia a Violência do Idoso e da importância de reivindicarem seus direitos e ficarem atentos as informações do dia a dia.

Bye

Ágata Reis

Nenhum comentário:

Postar um comentário