quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Oficina de Memória - Saúde Idosos e Adultos



Aconteceu hoje na sala Centro de Convivência de Idosos uma oficina de memória onde abordamos diversos momentos em que requisitamos da nossa memória no nosso dia a dia.

A memória focaliza coisas específicas, requer grande quantidade de energia mental e deteriora-se com a idade. É um processo que conecta pedaços de memória e conhecimentos a fim de gerar novas ideias, ajudando a tomar decisões diárias. 



Memória declarativa. É a capacidade de verbalizar um fato. Classifica-se por sua vez em: Memória imediata. É a memória que dura de frações a poucos segundos. Um exemplo é a capacidade de repetir imediatamente um número de telefone que é dito. Estes fatos são após um tempo completamente esquecidos, não deixando "traços". Memória de curto prazo. É a memória com duração de alguns segundos ou minutos. Neste caso existe a formação de traços de memória. O período para a formação destes traços chama - se "Período de consolidação. Um exemplo desta memória é a capacidade de lembrar eventos recentes que aconteceram nos últimos minutos. Memória de longo prazo. É a memória com duração de dias, meses e anos. Um exemplo são as memórias do nome e idade de alguém quando se reencontra essa pessoa alguns dias depois. Como engloba um tempo muito grande pode ser diferenciada em alguns textos como memória de longuíssimo prazo quando envolve memória de muitos anos atrás. Memória de procedimentos. É a capacidade de reter e processar informações que não podem ser verbalizadas, como tocar um instrumento ou andar de bicicleta. Ela é mais estável, mais difícil de ser perdida.

Atividades desenvolvidas: telefone sem fio falando seu nome ao colega do lado (não podendo ser em voz alta), ao final do circulo da roda, todos deveriam resgatar e falar o nome do seu colega ao lado;Momentos de resgates de alguns trocadilhos;  Foi realizado um jogo de memória com os cartões de visitas de lugares, pessoas, imagens esportivas, religiosas, artistas e etc onde em uma mesa foram divididas em grupos de 4 a 5 pessoas e tinham que o grupo ajudar a descobrir onde estava a sua dupla de cartões iguais; para mudar de atividades foram combinadas devido ao mês de aniversário, aproximação de idades, e formam-se outra roda e realizamos a atividade de resgate e conhecer o próximo, onde cada um falava seu nome, idade, quantos anos já mora no bairro, o que faz da vida e repassando para os colegas do lado.

Participação da Oficial de Farmácia Fátima Martins e Cirurgiã Dentista Taiane Anelhe.


Logo em seguida para ajudar no momento de resgatar a memória fizemos uma prática corporal de Dança Aeróbica e AeroBoxe com os participantes presentes com duração de 45 minutos. 


AeroBoxe
Com participação da Técnica de Enfermagem Carla Luiza e Auxiliar de Ultrassonografia Denise entraram na Dança juntos com as usuárias do Programa Academia Carioca.

Para finalizar e tranquilizar a mente resgate a memória "Arvore da Vida" e Yoga





Marcada outro encontro para Março na segunda semana e a Oficina outra data também a confirmar em março.















Nenhum comentário:

Postar um comentário